pauta

10/07/2003 - 21h57

Brasília, 10/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Com o objetivo de promover uma ampla discussão entre pesquisadores, produtores, indústrias e agentes de fomento sobre os avanços tecnológios e necessidades futuras da cadeia produtiva da mangaba será realizado, no período de 2 a 4 dezembro, no Centro de Convenções -auditório Atalaia, em Aracaju-SE, o I Simpósio Brasileiro de Mangaba.

O evento é uma parceria entre a Embrapa Tabuleiros Costeiros, a Embrapa Cerrados, a Empresa de Desenvolvimento Agrário de Sergipe - Emdagro, a Empresa Estadual de Pesquisa da Paraíba - Emepa-PB, a Universidade Federal de Alagoas - Ufal e apoio da Sociedade Brasileira de Fruticultura e do Governo do Estado de Sergipe.

Segundo os organizadores do Simpósio diversos temas serão abordados e os participantes assistirão à apresentação de trabalhos de pesquisa inéditos enfocando as mais variadas áreas de estudo. Além disso, será uma oportunidade para reunir os atores componentes do agronegócio da mangaba, pesquisadores e professores de todo o país, para discutir os avanços tecnológicos em benefício da exploração racional da cultura .

MERCADO PROMISSOR - Em todo o mundo, a procura por frutas de sabores e aspectos exóticos tem aumentado de forma surpreendente. Entre as frutas tropicais sub-utilizadas, a mangaba apresenta enorme potencial para exploração, sobretudo para a agroindústria de sucos e sorvetes. Embora, a mangabeira seja uma planta produtora de látex, o seu fruto - de sabor e aroma incomparáveis - é o principal produto explorado. Dados oficiais do IBGE mostram que a produção é ainda extrativista e, os maiores produtores são os estados de Sergipe, Minas Gerais e Bahia.

De acordo com o pesquisador Josué Francisco da Silva Júnior, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, no Nordeste e Centro-Oeste, a fruta é uma das mais importantes produtoras de matéria-prima para a agroindústria de sucos e sorvetes. "O Estado de Sergipe, apesar da pequena extensão, é o maior produtor do fruto do país, sendo destaque os municípios de Indiaroba, Barra dos Coqueiros, Pirambu, Itaporanga e Estância", acrescenta.

O pesquisador ressalta que o fruto apresenta um alto rendimento de polpa, na ordem de 93,7%, "mas o que se verifica junto às agroindústrias, é que o seu processamento só não vem sendo feito em maior escala porque a produção oriunda do extrativismo geralmente não consegue atender à demanda".

No Nordeste, a mangabeira vem demonstrando ser uma das frutíferas mais promissoras. Além do valor nutricional a mangaba tem grande importância socioeconômica. Durante parte do ano, inúmeras famílias têm na colheita e comercialização da mangaba uma importante ocupação e fonte de renda.