pauta

01/07/2003 - 21h42

Brasília, 1/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Deputados e senadores integrantes da Frente Parlamentar de Acompanhamento da Alca em Defesa da Soberania têm audiência marcada para amanhã (02/07), às 17h30, com o ministro das Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim. Os parlamentares querem abrir um canal direto de interlocução com o Executivo e obter esclarecimentos sobre o avanço nas negociações em torno da Área de Livre Comércio das Américas.

Articulador da Frente, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) diz que o objetivo do grupo é garantir ao Congresso a possibilidade de estudar e debater o assunto. Para isso, serão solicitados ao embaixador Amorim documentos e informações, inclusive relativas ao último encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o colega norte-americano, George Bush.

"Nosso intuito é acompanhar as negociações e atuar para que não haja uma inserção subordinada do Brasil nessa área de livre comércio", explica o deputado. A Frente poderá apoiar projeto do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) que amplia o poder de participação do Congresso nos acordos internacionais. A proposta permite ao Legislativo estabelecer as bases em que o Executivo negociará internacionalmente.

A Frente é composta, atualmente, por 37 deputados e senadores. Dela fazem parte os organizadores da campanha realizada no ano passado e encampada por diversas entidades, como a CNBB e CUT, que envolveu mais de 10 milhões de brasileiros em um plebiscito.