Gil ganha presente antecipado de aniversário com lançamento de livro

24/06/2003 - 23h42

Brasília, 24/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, completa, nesta quinta-feira (26), 61 anos. Em homenagem, recebeu adiantado o livro "Gil 60 – todas as contas", lançado hoje no Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio (ECCO), em Brasília.

O livro é um traçado histórico da vida de Gil contada por meio de 260 fotos e ensaios escritos por Caetano Veloso, Chico Buarque, Jorge Mautner, José Miguel Wisnik, Paulo Leminski, Rita Lee e Antônio Risério, autor do livro "Gil Expresso 2222" (1982).

A organização da obra é do também músico Bené Fonteles. Este é seu segundo livro sobre Gilberto Gil, o primeiro é GiLuminoso (1999). Ele conta que é impulsionado pela espiritualidade e energia do ministro e pela importância em documentar a vida de compositores por um lado que muitas vezes é desconhecido do público. "Fico triste em saber que vários artistas morrem sem serem reconhecidos, é preciso ter generosidade com as pessoas que criam. Faria se possível 3 mil livros sobre Gil", diz Fonteles.

Após 40 anos de carreira e inúmeros prêmios, Gilberto Gil diz já não se emociona com homenagens. "Me emociono mais com o exercício cívico de ser ministro do que com as memórias", revela o ministro.

Para homenagear o colega, estiveram presentes no lançamento o ministro das Cidades, Olívio Dutra; da Integração Nacional, Ciro Gomes, a secretária Especial de Políticas para Mulheres, Emília Fernandes, e a esposa do vice-presidente José Alencar, Mariza Campos Gomes da Silva.