Genoíno: governo precisa agir com mais rapidez na questão da segurança pública

22/06/2003 - 18h13

São Paulo, 22/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, José Genoíno, disse que o governo precisa agir com mais rapidez na questão da segurança. E acrescentou que o governo do PT deve implantar, o mais rapidamente possível, o programa único de segurança em todos os estados brasileiros, além de trabalhar mais com o setor de inteligência da polícia.

Jósé Genoíno participou, neste domingo, da 7ª Parada Gay, realizada em São Paulo. Nesta segunda-feira (23), ele irá à reunião da Executiva Nacional do PT, também em São Paulo. A prefeita da cidade, Marta Suplicy, também compareceu à comemoração.

Ele reiterou que lamenta a morte do subtenente Alcir José Tomasi, que fazia parte da segurança do filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Sandro Luiz, que visitava a namorada em Santo André (SP), na noite de quarta-feira passada (18), quando assaltantes atacaram os seguranças da Presidência.

Além da implantação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) nos estados, o presidente nacional do PT defendeu maior controle sobre as polícias, para que seja possível afastar os maus policiais, e mais investimentos na modernização de equipamentos. Em maio deste ano, Genoíno escapou de um seqüestro na cidade de São Paulo. Mas sua assessora e o motorista, que o aguardavam no carro, próximo de sua residência, foram feitos de reféns durante algumas horas por assaltantes. A Polícia informou, posteriormente, que o objetivo dos bandidos era roubar o veículo.

Genoíno elogiou a 7ª Parada do Orgulho Gay de São Paulo, realizada na avenida Paulista, região central da cidade. É um exemplo de cidadania e uma vitória para a prefeita Marta Suplicy, disse ele, sobre o evento, que reuniu um público estimado em mais de 800 mil pessoas, segundo os organizadores. No ano passado, o número foi de 500 mil manifestantes. Vinte e um trios elétricos animaram os participantes.