Congresso debate papel dos municípios na execução de políticas sociais

22/06/2003 - 17h58

Florianópolis, 22/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A importância dos municípios na execução das políticas sociais será discutida nesta capital durante o Governar 2003 – Congresso Nacional de Administração e Desenvolvimento Municipal, entre os próximos dias 26 a 28, no Centro de Convenções. A expectativa é reunir cerca de duas mil pessoas e mais de cem municípios, que vão expor suas ações, tendo como enfoque a inclusão social. O evento também discutirá a integração entre o governo e a população, programas sociais, como o Fome Zero, e parcerias bem sucedidas entre instituições públicas e privadas.

"Com o evento, pretende-se melhorar os índices sociais e diminuir as desigualdades", explicou o deputado federal Carlito Merss (PT/SC), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense e integrante do Conselho de Política do evento. Segundo ele, é necessário o desenvolvimento de um modelo de gestão que atenda as necessidades da população. A integração, o equilíbrio econômico, as preocupações sociais e ambientais são fundamentais para que as futuras gerações possam ter acesso ao trabalho, à educação, à saúde, ao lazer e a outras condições que assegurem uma melhor qualidade de vida, destacou Merss.

Para chegar a esse objetivo, o parlamentar considera que os gestores públicos devem realizar um desenvolvimento sustentado, elaborado especificamente para cada região do país. "Os prefeitos e vereadores são peças importantes para a execução dessas atividades, uma vez que são os responsáveis diretos no atendimento à população, tanto na limpeza de vias públicas quanto na implementação do Sistema Único de Saúde e na disponibilização de vagas para o ensino fundamental", explicou ele.

O Governar 2003 é promovido pela Associação Brasileira de Prefeituras e pelo Instituto Municipalista Brasileiro, com o apoio do Governo Federal, Governo de Santa Catarina, Fórum Parlamentar Catarinense e Assembléia Legislativa.