Lula recebe homenagem de gaúchos e diz que programa de crédito cooperativo será lançado em junho

11/05/2003 - 17h25

Brasília, 11/5/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje o lançamento, para o ínício de junho, de um "grande programa de cooperativa de crédito". O anúncio foi feito durante as homenagens que recebeu, na porta do Palácio da Alvorada, dos componentes da Fundação Nacional da Cultura e Tradições Gaúchas (FundaChê), que reúne mais de quatro mil Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) do país. Na ocasião, os gaúchos entregaram uma cesta básica, simbolizando o compromisso de coletar, no mínimo, cinco mil quilos de alimentos para o Programa Fome Zero. No final, Lula cumprimentou as mães dizendo: "As mulheres hoje merecem um grande abraço e um beijo do presidente da República".

Durante cerca de uma hora, o presidente participou de atividades folclóricas e recebeu vários presentes. Um deles, o certificado de propriedade da égua crioula, chamada Canastra da Vereda Grande, filha do grande campeão Freio de Ouro. O animal será entregue a ele em setembro próximo, durante a Feira Agropecuária de Brasília, na Granja do Torto. Lula afirmou que aguarda, com ansiedade, o exemplar da raça crioula e que já tem um local para colocá-la, mas não revelou onde.

Lula recebeu também de presente uma cuia de chimarrão ornamentada com ouro e prata; uma estatueta de um laçador estilizado, representando o folclorista gaúcho Paixão Cortes; um pacote de mate já processado e uma muda do arbusto símbolo das tradições gaúchas - a erva mate. O presidente garantiu que irá plantá-la. Se demorar a crescer, "não tem importância", explicou Lula, pois disse esperar que seu governo também demore muito. Ele agradeceu a todos, lembrando que nutre um "carinho especial pelo Rio Grande do Sul".

Juntamente com o presidente da FundaChê, Fernando Chaves, que fez a entrega dos presentes, cerca de 40 gaúchos vestidos a caráter chegaram ao Alvorada montados em cavalos da raça crioula. Lula foi homenageado com músicas folclóricas, acompanhados pelo gaiteiro Edmílson. A pedido do presidente, foram executadas duas das mais tradicionais músicas do folclore gaúcho: "Querência Amada" e "Céu, Sol, Sul, Terra e Cor", que foram cantaroladas timidamente por ele.

Depois, Lula experimentou, com satisfação, o churrasco de ovelha e a costela de ripa e, ainda, o chimarrão que foram preparadas em sua homenagem no fogo de chão, feito no gramado à frente do Alvorada.

Fernando Chaves convidou o presidente para uma visita ao assentamento da Cooperativa Agropecuária do Distrito Federal (Copadf). Segundo Fernando, o assentamento, que teve início em 1977, "é um exemplo para a reforma agrária que o presidente poderá implantar no país". Lula se comprometeu a visitar o local e, aproveitando a ocasião, anunciou o lançamento para o ínício de junho de um "grande programa de cooperativa de crédito". De acordo com o presidente, o programa vai possibilitar a organização de agricultores de todo o país para a obtenção de crédito rural.

Cercado todo o tempo por dezenas de gaúchos e outros populares, o presidente não se furtou a atender pedidos de pose para fotos, de braços dados com as "prendas" - gaúchas vestidas a caráter - abraçando e carregando crianças. Durante todas as atividades, esteve acompanhado de sua esposa, Marisa Letícia, que recebeu ramalhetes de flores, e pelo ministro das Cidades, o gaúcho Olívio Dutra, que trajava a tradicional bombacha do Rio Grande do Sul.

Antes porém de voltar para dentro do Palácio onde o aguardava seus filhos, Lula felicitou todas as mães pelo dia hoje, dedicado a elas. "Desejo para todas o mesmo que desejo para a minha mulher: que Deus permita que cada pessoa consiga realizar seus desejos. Acho que hoje é dia dos filhos fazerem justiça àquelas que os colocaram no mundo. Quero que as mulheres sejam mais felizes e que sejam tratadas com muito carinho".

Lula disse também que fica triste porque os filhos, muitas vezes, só começam a valorizar as mães quando se casam. "Quando o filho tem filhos, descobre a dor de cabeça que deu ao pai e à mãe. As mulheres hoje merecem um grande abraço e um beijo do presidente da República", finalizou.

Indagado sobre o presente que teria dado a sua mulher pelo Dia das Mães, o presidente afirmou que é um segredo dos dois, e justificou afirmando que é casado em "regime de comunhão de segredos". Lula voltou ao Alvorada levando para o almoço da família uma costela de ripa, assada pelos representantes dos CTGs e suficiente para 20 pessoas.

IDM