Benefícios da Previdência serão pagos até o quinto dia útil do mês, a partir de 2004

09/05/2003 - 21h51

Brasília, 9/5/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os pagamentos dos benefícios da Previdência Social para o setor privado deverão ser efetuados até o 5º dia últil do mês, a partir de janeiro de 2004. As aposentadorias e pensões deverão também ter reajustes baseados no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Segundo o presidente da Federação dos Associados e Pensionistas de São Paulo (Fapesp) e da Associação Nacional de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Anapi), Antônio Carlos Domingos da Costa, estas foram as garantias que recebeu hoje do ministro da Previdência, Ricardo Berzoini.

O presidente da Anapi também levou ao ministro outras reivindicações, como a recomposição dos benefícios previdenciários dos últimos 12 anos, desde 1989. Segundo Antônio Carlos, as perdas dos aposentados do setor privado já somam 60 %, considerando-se o poder aquisitivo de compra. Ele afirmou que Berzoini reconheceu que há perdas nos pagamentos dos aposentados do setor privado e que o ministério deverá fazer um estudo sobre a recomposição.

Ele defendeu também, junto ao ministro, que os reajustes sejam feitos no mês de maio, tanto para quem recebe salário mínimo quanto para os que recebem acima dele. "O fato dos aumentos do salário mínimo serem dados em abril e para as pensões acima desse valor ser conferido em junho gera um achatamento", disse.

Antônio Carlos reivindicou, ainda, que as pensões das viúvas retornem ao pagamento de 100 % dos salários recebidos pelos maridos. "Enfim", assegurou o presidente da Fapesp e da Anapi, "queremos uma previdência social pública, única e igualitária para todos, sem diferenciações entre o setor privado e o setor público, mesmo porque todos são segurados, todos são, na verdade, verdadeiros donos da Previdência".