Turismo no Centro-Oeste é tema de discussão em Palmas

06/05/2003 - 0h08

Brasília, 5/5/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Grupo Brasil Central que tem representantes de cinco estados brasileiros do centro do País - Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul - discutiu hoje (05), em Palmas, no Tocantins, as estratégias de interesse comum para a promoção do Turismo na região. O encontro, promovido pela Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo de Tocantins reuniu, entre outras autoridades, o secretário da Pasta, Ângelo Agnolin, a diretora de Marketing e Relações Institucionais da Embratur - Instituto Brasileiro de Turismo - Nair Xavier Lôbo e a secretária de Turismo do Distrito Federal, Lúcia Flecha de Lima. O Grupo define a agenda de trabalho para os próximos meses. Nair Lôbo abriu o encontro lembrando que o diálogo é importante para criar um agenda de interesse comum desses estados. Ela lembrou ainda que um das vocações da região é o turismo místico, assunto que deve ganhar novo impulso com o trabalho do Grupo.

O projeto para as comemorações do aniversário de Goiânia e os detalhes do Grande Arraial 2003 para os festejos juninos na cidade foram assuntos de um encontro entre a diretora de Marketing e Relações Institucionais da Embratur, Nair Xavier Lôbo e o secretário de Cultura de Goiânia, Sandro Ramos di Lima, em Brasília. O aniversário da capital goiana sera´comemorado de 19 a 24 de outubro com várias atrações culturais e esportivas. Em junho, a cidade será movimentada pelo 2º Grande Arraial de Goiânia 2003. O evento, que no ano passado atraiu mais de 20 mil pessoas, resgata as tradições regionais através da dança, da música e da culinária. A idéia é transformar o Grande Arraial em um marco no calendário nacional de festas e que além de promover a cultura local seja atraente para fomentar o turismo na região.

A diretora de Marketing da Embratur, Nair Xavier Lôbo, e o presidente da Agetur - Agência Goiana de Turismo - Marcelo de Oliveira Safadi, discutiram, na semana passada com o prefeito de Alto Paraíso, Divaldo Rinco, propostas para incrementar o turismo na região da Chapada. Com vocação para se tornar um dos principais pólos para o desenvolvimento do ecoturismo no Centro-Oeste, a região precisa de investimentos em infra-estrutura. Há ainda a necessidade de capacitar profissionais para o setor, treinar guias e investir na melhoria da rede de hospedagem. Outro problema grave da região é a precariedade das estradas que ligam Alto Paraíso a municípios em torno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o que dificulta o acesso dos turistas à região. Nair Lôbo afirmou, ao deixar o encontro, que vai iniciar gestões junto ao Ministério dos Transportes, em Brasília, sobre o assunto.

Segundo a Diretora, vários pólos turísticos no País enfrentam problema semelhante. "A dificuldade de acesso pode ser um entrave ao desenvolvimento do potencial turístico de várias regiões. A busca de solução é necessária para que possamos promover a economia desses municípios. É o grande desafio da interiorização da atividade, como prevê o Plano Nacional do Turismo", afirmou.