Papa João Paulo II canoniza cinco espanhóis

04/05/2003 - 18h36

Brasília, 4/5/2003 (Agência Brasil - ABr) - Em uma missa realizada hoje ao ar livre em Madri (Espanha), o Papa João Paulo II canonizou hoje cinco espanhóis. Durante a missa, que se estendeu por quase três horas, foram canonizados os padres Pedro Poveda Castroverde e José María Rubio y Peralta, a freira Genoveva Torres Morales, e Angela de la Cruz e María Maravillas de Jesús. Todos viveram no século 20. Com as cinco canonizações de hoje, João Paulo II já elevou a santas um total de 470 pessoas – mais que os 299 santos declarados por todos os papas anteriores, desde 1588.

De acordo com a Conferência Episcopal da Igreja Católica da Espanha, a missa atraiu cerca de um milhão de pessoas à Plaza Colon, no centro de Madrid.

Na sua quinta visita à Espanha, o pontífice chegou ao Aeroporto de Barrajos, em Madrid, ontem, e foi recebido pelo chefe de governo, José María Aznar, o rei Juan Carlos e a rainha Sofia. Essa é sua nonagésima nona viagem ao exterior em quase 25 anos de pontificado. Nos 20 anos em que João Paulo II realizou suas quatro visitas anteriores ao país, a Espanha passou por grandes transformações, e a Igreja vem lutando para se adaptar a uma sociedade em que a religião não exerce mais um lugar central. Mais de nove em cada 10 espanhóis se dizem católicos, mas menos de dois em cada 10 vão à missa regularmente.

Em seu pronunciamento no aeroporto, o Papa disse que tinha "total confiança" de que a juventude espanhola continuaria fiel à fé católica quando chegasse a posições de liderança. Ele enfatizou que o crescimento do país deve estar amarrado a "valores autênticos e permanentes que visam ao bem de cada pessoa, desde o primeiro momento de sua existência". As informações são da CNN.