Afastada suspeita de pneumonia asiática no Paraná

28/04/2003 - 23h00

Curitiba, 28/4/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Secretaria de Estado da Saúde descartou hoje a suspeita do primeiro caso de síndrome respiratória aguda grave - SRAG (ou pneumonia asiática) no Estado do Paraná, que estava sendo investigado desde a semana passada. O paciente sob suspeita é Richard Martin Phorzhein, de 26 anos, que mora em Entre Rios, região central do estado. Há 54 dias veio de Frankfurt, na Alemanha. O alemão estava internado há 15 dias em um hospital de Guarapuava, cidade próxima a Entre Rios, com febre alta. Ontem, teve problemas respiratórios e foi transferido para a capital.

Segundo o coordenador de Vigilância à Saúde, Gleden Teixeira Prates, só são considerados suspeitos casos em que o paciente tenha vindo, dez dias antes do surgimento dos sintomas, de qualquer um dos países afetados e que tido contato com uma pessoa com pneumonia asiática (SRAG).

"Recomendamos às secretarias municipais de saúde e às 22 regionais a manutenção do estado de alerta na rede de vigilância epidemiológica do Sistema Único de Saúde para ser detectado, de maneira precoce, qualquer caso suspeito", informou Prates.