Cooperativas de Santa Catarina assinam convênio do Programa Troca-Troca

27/04/2003 - 17h24

Florianópolis, 27/4/2003 (Agência Brasil - ABr) - A assembléia geral da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), amanhã (28 ), no Hotel Cambirela, nesta capital, vai reunir, segundo o presidente da entidade, Luiz Temp, as principais lideranças cooperativistas no estado.

Durante a assembléia será assinado o convênio do Programa Troca-Troca de milho e calcário entre a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural e Agricultura e a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro). O convênio garantirá o fornecimento de sementes de milho e calcário aos produtores, que pagarão em produto, por ocasião da colheita. " As cooperativas de Santa Catarina fornecerão 300 mil sacas de semente de milho e 200 mil toneladas de calcário aos agricultores, que terão o custo subsidiado pelo estado, através da Secretaria da Agricultura" , explicou o presidente da Fecoagro, Neivor Canton.

Cada produtor receberá até cinco sacas de sementes e 30 toneladas de calcário. Para cada saca de sementes de milho retirada, o produtor deverá devolver, após a colheita da safra, 4 sacas de milho para consumo, ou então, pagar o preço mínimo estipulado pelo governo estadual. Em relação ao calcário, para cada tonelada recebida, o agricultor deverá devolver uma saca e meia de milho. O objetivo do programa é reduzir o déficit do cereal no estado, que gira em torno de 1 milhão de toneladas/ano.