Centro Cultural Correios expõe desenhos de Victor Dubugras

27/04/2003 - 18h17

Rio, 27/4/2003 (Agência Brasil -ABr) – Como parte da Mostra Internacional de Arquitetura e do XII Congresso Brasileiro dos Arquitetos, que serão realizados no Rio de Janeiro a partir do dia 29, o Centro Cultural Correios, localizado no Corredor Cultural da cidade, abre na terça-feira (29)a mostra "Quota de Arte -Victor Dubugras - Precursor do Modernismo", que presta homenagem a um dos pais da moderna arquitetura no Brasil.

A mostra traz ao público 60 desenhos originais e registros fotográficos desse expoente do protomodernismo, movimento que já buscava o racionalismo nas concepções arquitetônicas e a supressão de excessos ornamentais. Dubugras introduziu, sobretudo na São Paulo a partir de 1900 , elementos como o concreto armado, estruturas de ferro, aço e vidro em seus projetos, entre os quais a Estação Ferroviária de Mayrink, idealizada entre 1906 e 1907.

A edificação, considerada a primeira obra protomodernista da América Latina, está sendo tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Nascido em 1868 na França, Dubugras foi criado na Argentina, mudando-se para São Paulo em 1891. A exposição ficará aberta ao público até 1º de junho, iniciando em seguida um circuito pelas principais faculdades de arquitetura do país.