Brasil não vai construir fábricas de remédios na África

02/04/2003 - 22h27

Brasília, 2/4/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Coordenação Nacional de DST/Aids esclarece que o Brasil não vai construir fábricas de remédios na África, conforme anunciou a agência Reuters, no último dia 28, e alguns jornais, neste fim de semana, sem ouvir o Ministério da Saúde.

O Brasil tem projetos de cooperação técnico-científica com vários países da África, e oferece transferência de tecnologia para a fabricação de genéricos para a Aids aos governos que tenham boa rede de laboratórios estatais e estejam interessados em começar a produção local de medicamento.

Até o momento, dois países de língua portuguesa - Moçambique e Angola - se interessaram em analisar a oferta brasileira. Uma equipe técnica do Ministério da Saúde já esteve em Moçambique para uma avaliação dos laboratórios existentes naquele país, e deverá fazer o mesmo em Angola, nos próximos dias.

Após a visita, a equipe elabora um relatório sobre a capacidade técnica de os laboratórios locais produzirem os remédios e a relação custo/benefício dessa decisão. Caso os governos decidam iniciar a produção, o Ministério da Saúde transfere a tecnologia acumulada nesses 10 anos de pesquisa e produção de anti-retrovirais.