Presidente Lula abre nesta quinta a Expogrande, em Mato Grosso do Sul

26/03/2003 - 23h30

Brasília, 26/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Rodrigues, acompanhará o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta, às 19h, na abertura oficial da 65ª Expogrande 2003, no Parque de Exposições Lucídio Coelho, em Campo Grande (MS). O governador do Estado, José Orcírio Miranda dos Santos, também participará do evento.

Na ocasião, o presidente doará um milhão de doses de vacina contra a febre aftosa ao Paraguai e outras 500 mil doses à Bolívia. Juntos, os dois países têm 17 milhões de bovinos. A doação faz parte da estratégia brasileira de aumentar a prevenção à doença no continente. Antes da solenidade de abertura da Expogrande, às 10h, o ministro Roberto Rodrigues reúne-se com os ministros da Agricultura da Bolívia, Marco Antonio Vidaurre, e do Paraguai, Arturo Liebers Baldivieso, na sede da Delegacia Federal de Agricultura (DFA-MS), para celebrar convênios bilaterais e acordos de defesa sanitária para a erradicação da febre aftosa.

Na manhã da sexta-feira, o presidente e o ministro, acompanhados do governador, visitarão o assentamento Itamarati, onde será iniciada a colheita de grãos na região. Às 18 horas, o ministro Roberto Rodrigues inaugura a Casa do Cooperativismo, a nova sede da Organização das Cooperativas do Estado do Mato Grosso do Sul (Ocems), localizada na rua Ceará, 2245 - Vila Célia. Antes do evento. Às 17h30, o ministro concederá entrevista à imprensa.