Presidente diz que Brasil precisa apenas de uma chance para se transformar em grande Nação

15/03/2003 - 22h56

Joinville, 15/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quebrou o protocolo antes de iniciar o seu discurso na cerimônia de comemoração pelo terceiro ano de funcionamento da Escola de Balé Bolshoi no Brasil. Lula foi acompanhado até o palanque principal da cerimônia por duas bailarinas e, na frente da platéia, fêz a tradicional reverência do balé curvando-se em direção às duas meninas. Ele brincou com os presentes e disse que seu discurso ia "enfeiar" a noite após a bela apresentação dos alunos da escola de balé. "Essa noite pode ser inesquecível para quem sonha em fazer com o que essas crianças nos proporcionaram possa ser proporcionado em outras regiões do nosso querido Brasil", enfatizou.

O presidente disse que quanto mais conhece o Brasil mais tem a certeza de que o país precisa apenas de dar "uma chance a si mesmo" para se transformar em uma grande nação. O presidente brincou mais uma vez com a platéia e disse que o país é generoso e contraditório ao ter permitido um torneiro mecânico virar presidente da República.

Ao referir-se à Escola de Balé sediada em Joinville, Lula disse que ela era uma realidade muito distante, uma vez que o balé clássico é uma arte de pouco acesso da população. "Era tão sofisticado que nós, terceiromundistas, não acreditavamos que poderiamos chegar lá. Normalmente o povo pobre não pode participar dessas coisas. Prevalece no país a cultura elitista de que os pobres não podem ter acesso à cultura", ressaltou.

Lula deixou um recado a todos os que fazem política ano país ao dizer que todos deveriam inspirar-se nas crianças do Bolshoi para implementarem no Brasil políticas sociais eficientes. "Se crianças carentes conseguiram nos dar este espetáculo, imagine o que não poderemos fazer pelo Brasil quando acreditarmos que a educação e a cultura são um berço maior que vão fazer a revolução desse país", enfatizou o presidente uqe recebeu fortes aplausos da platéia.

Lula encerrou o seu discurso agradecendo as mais de 300 crianças da Escola Bolshoi que se apresentaram para uma platéia de mais de mil pessoas afirmando que elas o fizeram crer que "vale a pena acreditar no Brasil e no povo brasileiro".

O presidente ainda está na Escola de Teatro Bolshoi e, dentro de instantes, participa de jantar organizado pela própria escola cuja arrecadação será revertida ao Programa Fome Zero.