Ministros apresentam este mês a Lula relato sobre Base de Alcântara

14/02/2003 - 21h35

Rio, 14/2/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os ministérios da Ciência e Tecnologia, da Defesa e de Relações Exteriores vão examinar os acordos de salvaguardas tecnológicas para a utilização, por parte dos Estados Unidos e da Ucrânia, da base de lançamentos de Alcântara, no Maranhão, que estão tramitando no Congresso Nacional. Ainda este mês os ministros Roberto Amaral, José Viegas e Celso Amorim vão apresentar um relato para o presidenrte Luiz Inácio Lula da Silva. A informação é do ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, que participou no Rio da posse do novo presidente da FINEP, Sérgio Rezende.

Ele explicou que as propostas foram modificadas e existem outros países que desenvolvem tecnologia na área de lançamentos que estão interessados em discutir com o Brasil a utilização da base. "A posição do governo federal é ver, dentre as apresentadas, aquela que melhor serve aos interesses nacionais. Essa será a defendida junto ao Congresso Nacional, mas a última palavra é do Congresso Nacional", explicou o ministro.

Roberto Amaral disse que o ministério da Ciência e Tecnologia quer reforçar os projetos na Agência Espacial Brasileira. Segundo ele, esta é uma estratégia para concluir o ciclo da indústria aeroespacial brasileira. Lembrou que fazem parte do sistema a base lançadora de Alcântara, a produção com tecnologia nacional do veículo lançador de satélite e a produção do satélite que está sendo produzido com a China. O ministro observou que este ano serão lançados o terceiro satélite e o terceiro protótipo de veículo lançador. "Isso é fundamental para o país porque tem efeito multiplicador, tanto na área da indústria como na matemática, em pesquisas de combustíveis . Enfim, envolve pesquisas", concluiu.