Ramonet destaca grande cobertura do Fórum Social Mundial

26/01/2003 - 21h56

Porto Alegre, 26/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os 4.200 jornalistas que fazem a cobertura do 3° Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, são o instrumento para dar voz aos movimentos, partidos, entidades ou simplesmente pessoas que não têm meio de protestar. A afirmação foi feita pelo diretor do jornal francês Le Monde Diplomatique, o jornalista espanhol Ignacio Ramonet.

Ramonet lembrou que o recorde de cobertura jornalística, em eventos coletivos, são os Jogos Olímpicos. As Olimpíadas de 2000, disputadas em Sídnei, Australia, reuniu cinco mil jornalistas. "Aqui somos mais (jornalistas) que na última Copa do Mundo. Por isso, Porto Alegre são os jogos olímpicos sociais da humanidade", definiu.

Na visão de Ramonet, a presença de tantos jornalistas, vindo de todos os continentes, mostra que não só a imprensa, mas toda a população mundial entende a importância e originalidade do Fórum Social Mundial. "O fórum é a primeira assembléia da humanidade porque é a primeira vez que a humanidade se reúne em um lugar. Isso dá voz aos sem-voz e até os que estão em Davos percebem isso", observou.