Danny Glover diz que Fórum Social Mundial é um evento extraordinário

26/01/2003 - 20h38

Porto Alegre, 26/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - "A minha luta é contra a intolerância, contra aqueles que nos forçam a viver em uma sociedade onde temos que competir ao invés de cooperar". A declaração é do ator americano Danny Glover, em entrevista hoje, nesta capital. Famoso pela série de filmes "Máquina Mortífera" Danny Glover está na capital gaúcha para participar de conferência do Fórum Social Mundial, amanhã (27) às 13h30.

Glover já foi indicado como embaixador da boa vontade por seu trabalho junto aos excluídos. Em 1992 ganhou o Prêmio Nacional de Direitos Humanos. Ele disse que veio à capital gaúcha para ouvir histórias e fazer parte de um debate que busca a construção de um mundo melhor. "Eu vim como uma voz para participar naquilo que acredito ser um evento extraordinário", disse.

Sobre o risco de guerra entre os Estados Unidos e Iraque, o ator disse que sempre se posicionou contra o conflito. Ele acredita que todos os cidadãos do mundo deveriam se organizar para impedir a guerra. Glover disse ainda que seus maiores inimigos fora das telas são aqueles que viram os olhos para a justiça e promovem a guerra. Danny Glover foi aluno da oficina de atores negros do Teatro Conservatório Americano e estreou no cinema com o filme "Fuga de Alcatraz" (1979), tendo participado, logo em seguida, de sucessos como "Lugares no Coração" (1984), "A cor púrpura" (1984) e "Testemunha" (1985).