Thomaz Bastos destaca vitalidade e crescimento do Fórum Social Mundial

24/01/2003 - 21h25

Porto Alegre, 24/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, disse hoje à Agência Brasil, que a terceira edição do Fórum Social Mundial está fazendo jus ao slogan "um outro mundo é possível", e destacou a oportunidade da presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no momento em que ele se dirige a outro Fórum, o de Davos, onde "se cuidam das coisas já estabelecidas, já feitas, levando a mensagem do novo, do que está acontecendo aqui". Segundo o ministro, "é uma mensagem maravilhosa no sentido de ponte, no sentido de passar de um mundo para o outro as experiências, a mensagem e tudo o que está se discutindo aqui e que se encarnou ontem naquela maravilhosa passeata e que emocionou a todos, mostrando que existem pessoas que querem viver na terra, viver no mundo e que acham que o mundo é para ser desfrutado, com alegria, sem carências, sem fome e sem miséria".

O fato de ter triplicado o número de participantes em relação ao primeiro evento, realizado em 2001, demonstra, conforme avaliou o ministro, uma crescente conscientização sobre a necessidade de se resolver "os problemas cruciais como o da fome, da doença e a existência desse Fórum crescendo desse jeito, mostrando a sua vitalidade, a sua grandeza". Para Thomaz Bastos, este é um sinal importante, "ponto de partida para mostrar ao mundo que é fundamental que o mundo seja desfrutado por todos e não por alguns possuidores que deixam alguns excluídos".

Ele também reforçou que manterá o foco sobre a reforma do Judiciário e o combate à violência e ao crime organizado. "Não é possível que a sociedade brasileira se conforme com a situação de o cidadão chegar no final da tarde e ter que obedecer ao toque de recolher de traficantes".