Cristovam apóia projeto piloto de inclusão digital nas escolas

13/01/2003 - 21h10

Brasília, 13/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Educação, Cristovam Buarque, decidiu hoje apoiar a implantação de um projeto piloto de inclusão digital nas escolas brasileiras, totalmente desenvolvido e financiado pelo Instituto Embratel 21. Com o lançamento previsto para 60 dias, o projeto atingirá, inicialmente, 300 instituições de ensino superior, médio e fundamental.

Segundo a vice-presidente de Serviços Locais e Assuntos Externos da Embratel, Purificación Carpinteiro, o objetivo é comprovar a viabilidade do uso de diversas tecnologias em "uma verdadeira incorporação digital", para depois o projeto ser adotado em todos os estabelecimentos de educação do país, com os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST).

Purificación informou que a empresa já possui um levantamento de todas as instituições públicas do país. Na próxima semana, o secretário de Educação à Distância, João Carlos Teatini, se reunirá com a equipe da Embratel responsável pelo projeto piloto para discutir os detalhes da proposta.

O Instituto Embratel 21 já desenvolve um programa semelhante em parceria com o Ministério da Cultura para a inclusão digital de bibliotecas públicas. O programa Biblioteca Digital Multimídia reúne parte do acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, incluindo as obras raras, e oferece estrutura de acesso a internet a 200 bibliotecas. O Portal do Conhecimento (www.bibliotecamultimidia.org.br), como é chamado, já dispõe de aproximadamente 180 livros eletrônicos, 500 partituras e 650 mil imagens de obras, resultado de um trabalho de digitalização realizado pela Biblioteca Nacional desde 1995.