EUA vetam acordo de patentes para medicamentos genéricos

21/12/2002 - 17h11

Brasília, 21/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - A defesa dos interesses dos laboratórios farmacêuticos fala mais alto para os Estados Unidos que a luta mundial pela melhoria das condições de saúde nos países pobres, e os representantes dos EUA na Organização Mundial do Comércio (OMC) "jogaram água fria", hoje, na proposta de acordo internacional para abrandar as normas de propriedade intelectual e permitir o uso de medicamentos genéricos pelos países em desenvolvimento.

A informação foi divulgada pela agência de notícias BBC Brasil, lembrando que os princípios do acordo foram acertados, há um ano, na própria OMC, com vistas a oferecer remédios mais baratos para o combate a doenças como Aids, malária e tuberculose. Acerto que contou com a participação decisiva do Ministério da Saúde do Brasil, e recebeu o apoio de 143 países.

Os termos do acordo vinham sendo negociados na OMC, mas os representantes norte-americanos alegaram, hoje, que o acordo em discussão "ignorava muitas patentes", que têm validade de 20 anos, e isso feria interesses comerciais de seu país. Razão do veto momentâneo e do pedido de adiamento das discussões para fevereiro do ano que vem.

Embora diante da possibilidade de nova rodada de negociações dentro de dois meses, a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) vê poucas esperanças de sucesso na negociação, e discute a possibilidade de solução favorável fora do âmbito da OMC. O representante do Canadá na MSF, Sergio Marchi, manifestou-se decepcionado com a posição de inflexibilidade do governo norte-americano, segundo a BBC.