Projeto premiado mostra como bucha vegetal pode evitar desperdício de água na irrigação

16/12/2002 - 23h11

Brasília, 16/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - Aproveitamento da bucha vegetal para evitar o desperdício de água na irrigação. Produção familiar de balas a partir de subprodutos do leite. Incentivo ao aprendizado aliado ao empreendedorismo. Esses foram projetos que receberam, hoje, os prêmios Desafio Sebrae e Técnico Empreendedor, em Brasília. Criadas em 2000, as premiações fazem parte de um conjunto de sete projetos do Ministério da Educação e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que formam o programa Técnico Empreendedor. "Nosso objetivo é instituir e espalhar uma cultura que forme novos empreendedores a cada dia", afirmou o diretor-executivo do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep), Domingos Spezia.

Tanto a universidade como o ensino em escolas técnicas marcaram presença na premiação. Duas equipes receberam o prêmio Desafio Sebrae, uma em cada categoria: professores e alunos universitários. A premiação será celebrada por ambos os grupos em um único estado, já que os dois vêm de Minas Gerais. A equipe dos professores é composta por dois engenheiros, uma psicóloga e uma veterinária da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que venceram o desafio após concorrerem com 1.311 professores de todo o País.

Já na equipe dos alunos, três futuros engenheiros que hoje estudam na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) receberam o mesmo prêmio que os professores da UFV: uma viagem ao Vale do Silício, região tida como referência mundial em tecnologia da informação situada nos Estados Unidos. Os estudantes enfrentaram a concorrência de cerca de 50 mil universitários brasileiros, desde a primeira fase do concurso. O Desafio Sebrae, em sua terceira edição com alunos e primeira vez com professores, consistiu na disputa entre equipes de até cinco integrantes que tinham que resolver desafios referentes à administração, marketing e finanças. Os problemas solucionados foram retirados do dia-a-dia de uma empresa amazônica produtora de perfumes.

Os universitários receberam prêmios diferentes dos alunos e professores de escolas de formação profissional apoiadas pelo Proep. Isso porque os cursos de formação técnica concorreram em outro prêmio: o Técnico Empreendedor. Após a análise de 178 projetos, a equipe de coordenação do Técnico Empreendedor escolheu um único projeto com base em dois critérios. Para garantir os R$ 5 mil, a equipe vencedora tinha que apresentar um trabalho inovador e que gerasse algum ganho para a sociedade. A equipe que atendeu a essas exigências veio de Petrolina, no interior de Pernambuco, trazendo o projeto "Usos Múltiplos do Fruto da Bucha".

Segundo o coordenador da grupo, André Queiroz, a bucha vegetal, comumente usada para tomar banho, pode ser ainda um instrumento de contenção da água desperdiçada na irrigação. "Com o trabalho, esperamos que o produtor rural consiga reter parte da água que se perde e não vai para a plantação, utilizando as buchas para evitar esse problema", contou. André é um exemplo das pessoas que foram premiadas pelo espírito empreendedor: após 13 anos sem estudar, voltou à escola, concluiu o Ensino Médio por meio de um curso supletivo, entrou na faculdade e ainda integrou uma das equipes da Escola Federal de Educação Tecnológica de Petrolina.