Receita Federal pega 43 mil catarinenses na malha fina

11/12/2002 - 22h14

Florianópolis, 11/12/2002 (Agência Brasil-ABr) - Quarenta e três mil catarinenses caíram na malha fina da Receita Federal, segundo o delegado da Receita em Florianópolis, Paulo Renato da Paz. Esses contribuintes devem aguardar a intimação para apresentar os comprovantes de rendimentos e de todas as despesas que constam na declaração. De acordo com ele, podem ter ocorrido erros no preenchimento do formulário ou nas informações de terceiros, e nesse caso, as fontes pagadoras também serão intimadas.

Paulo Renato da Paz explicou que muitos contribuintes que estão na malha fina têm imposto a pagar, e que aqueles que declararam despesas médicas com valores muito altos foram pegos este ano na Operação Leão Branco. A Receita suspeita que as despesas médicas declaradas pelas pessoas físicas ligadas a grandes empresas ou órgãos públicos de Santa Catarina não estão corretas. O delegado calcula que a Receita Federal vai atender 20 contribuintes por dia, que serão autuados caso não consigam comprovar essas despesas.

O 7º lote de restituições do Imposto de Renda começará a ser pago na segunda-feira (16), totalizando R$ 14,6 milhões. Em Santa Catarina, 16 mil contribuintes estão incluídos nesse lote, que terá correção monetária de 11,29% referente à taxa Selic de maio a novembro, mais 1% de dezembro.