Maciel inaugura amanhã fábrica de medicamentos sólidos em Recife

08/12/2002 - 12h03

Recife, 8/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O vice-presidente da República Marco Maciel, e o ministro da Saúde, Barjas Negri, inauguram amanhã a fábrica de medicamentos sólidos do Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe).

Com o empreendimento, que demandou investimentos de R$ 10 milhões, do Ministério da Saúde e do governo estadual, o Laboratório passa a produzir um bilhão de comprimidos e cápsulas, por ano, inclusive para o tratamento de Aids, com equipamentos de última geração.

O Lafepe possui atualmente 800 clientes cadastrados em 18 Estados, entre secretários estaduais e municipais de saúde, hospitais e Ministério da Saúde. O Nordeste é responsável por 80% da demanda.

De acordo com o presidente da instituição, Tito Lívio, a modernização vai possibilitar um acordo com a Organização Mundial de Saúde para exportação de medicamentos de qualidade a preços acessíveis.

No fim do ano passado, o Lafepe inaugurou na fábrica de medicamentos líquidos, ampliando sua produção de 8 milhões de unidades/ano, para 40 milhões. A meta para 2003 é viabilizar o projeto de modernização da indústria de semisólidos, ou seja, cremes e pomadas, além de remédios injetáveis.