Visita de Lula à Argentina mostra solidariedade e apoio ao Mercosul, diz Garcia

01/12/2002 - 22h33

Buenos Aires, Argentina, 1/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O assessor do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, Marco Aurélio Garcia, que está em Buenos Aires, disse há pouco que a visita de Lula é uma manifestação de solidareiedade ao país vizinho e uma demonstração de que o novo governo vai priorizar a consolidação do Mercosul.

No encontro que terá no dia 10 de dezembro com o presidente dos Estados Unidos, George Bush, Luiz Inácio Lula da Silva pretende tratar da questão argentina, demonstrando que a estabilização da economia do país vizinho é fundamental para a consolidação do Mercosul, disse o assessor. Marco Aurélio acrescentou que a agenda do encontro com o presidente argentino Eduardo Duhalde, amanhã, na residência de Olivos será aberta, livre, "mesmo porque temas mais específicos só poderão ser discutidos a partir de 1 de janeiro".

Quanto às eleições presidenciais argentinas, previstas para abril próximo, Marco Aurélio Garcia afirmou que "independentemente de quem ganhe as eleições, o tema do desenvolvimento será muito forte". O desenvolvimento, disse, é um tema coincidente com o programa de governo de Lula.

Garcia diz que não vê motivos para que o novo governo suspenda qualquer tipo de negociações - sejam biletarias ou no âmbito do mercosul - com o atual governo Duhalde, mesmo porque, destacou, o Brasil pretente ampliar suas relações com a Argentina, indendentemente do governo que vier a ser eleito.

O assessor adiantou que Luiz Inácio Lula da Silva não irá à Dinamarca, participar do encontro de chefes de Estado da Europa, devido a problemas de agenda. Mas pode ser que o presidente eleito ainda vá À Europa antes da posse, porque já recebeu convites dos governos do Reino Unido, França, Espanha, Alemanha e Portugal, entre outros.

IDM