Prioridade ao Mercosul e à reestabilização da Argentina serão foco do encontro entre Lula e Duhalde

02/12/2002 - 0h54

Buenos Aires, 2 (Agência Brasil - ABr) - Prioridade ao Mercosul e solidariedade ao processo de reestabilização econômica da Argentina. É este o ponto principal da conversa que o presidente eleito do Brasil, Luis Inácio da Silva, terá, hoje, com o presidente da Argentina, Eduardo Duhalde, na residência oficial de Olivos.

O assessor do presidente eleito, Marco Aurélio Garcia, ressaltou que Lula defenderá junto a outros chefes de Estado, a começar por George Bush, presidente dos Estados Unidos, que a estabilidade Argentina é fundamental para a consolidação do mercosul.

O encontro com o presidente norte-americano acontece no próximo dia dez, em Washington. Com Eduardo Duhalde, o presidente eleito brasileiro terá uma agenda geral. Marco Aurélio Garcia disse que questões específicas, como a ampliação do comércio entre os dois países e o mercosul, serão tratadas depois de 1 de janeiro.

O assessor do presidente eleito acrescentou que, independente do presidente argentino que suceda Duhalde nas eleições de abril de 2003, o Brasil vai intensificar suas negociações com seu principal parceiro econômico na América Latina.

Marco Aurélio Garcia destacou que, como no caso do programa de governo de Lula, qualquer que seja o próximo presidente da Argentina o país terá o desenvolvimento econômico e social como um forte tema. Ele disse que o Brasil vai se manter afastado do processo eleitoral argentino, uma vez que a própria história demonstra que tentativas de interferências em processos eleitorais de outros países "só complicam a situação".

A assessoria de Lula vinha estudando a possibilidade de o presidente eleito brasileiro viajar para Dinamarca, logo após o encontro com George W. Bush, para encontrar-se com Chefes de Estado da Europa que participam de um fórum naquele país. Segundo Marco Aurélio Garcia, problemas de agenda inviabilizaram esta viagem. No entanto, estão sendo avaliados convites dos governos do Reino Unido, França, Espanha, Portugal e Alemanha, países que Lula poderia viajar ainda antes de sua posse, disse Marco Aurélio Garcia.

Além do encontro com o presidente argentino, na residência de Olivos, Lula será homenageado pelo chefe de Governo da cidade de Buenos Aires, Aníbal Ibarra. Também pela tarde, Luis Inácio Lula da Silva visita o parlamento argentino e reúne-se com os presidentes do Senado, Juan Carlos Maquera, e da Câmara dos Deputados, Eduardo Camaña. Nesta visita está prevista uma saudação do presidente eleito brasileiro ao Congresso argentino.

O último compromisso de Lula, em Buenos Aires, é uma recepção na embaixada do Brasil quando deverão estar presentes parlamentares e empresários do país. Amanhã, o presidente eleito do Brasil viaja para o Chile, onde reúne-se com o presidente Ricardo Lagos, no Palácio La Moneda. Outra vez, o fortalecimento do mercosul estará na agenda de conversas uma vez que o Chile, apesar de não ser integrante, mantém representante nas reuniões do Mercado Comum do Cone Sul.

IDM