Papa agradece orações de fiéis em seus momentos de sofrimento

07/07/2002 - 18h55

Brasília, 7 (Agência Brasil - ABr/CNN) - O papa João Paulo II, cuja frágil saúde tem sido motivo de grande preocupação, agradeceu as orações dos fiéis neste domingo e afirmou que elas o ajudavam a continuar. O pontífice, de 82 anos, não se referiu diretamente à sua saúde durante a assembléia pública semanal na praça de São Pedro.

"Meu ministério é apoiado por orações incessantes do povo de Deus. Por tantas pessoas desconhecidas para mim – mas muito próximas do meu coração – que oferecem ao Senhor suas preces e sacrifícios de acordo com os desígnios do papa", disse. "Nos momentos de grande dificuldade e sofrimento, essa força espiritual é uma ajuda real e um conforto íntimo", acrescentou.

Essas declarações foram feitas quando a comunidade católica discute se João Paulo deve cogitar a possibilidade de deixar a liderança da Igreja. Mas Vittorio Messori, o especialista em Vaticano que colaborou com o papa na elaboração de seu livro best-seller "Cruzando o Limiar da Esperança", afirmou em um artigo de jornal, no sábado, que o pontífice está firmemente decidido a não se aposentar.

João Paulo tem parecido progressivamente debilitado nos últimos meses, sofrendo de sintomas do mal de Parkinson e de problemas na bacia e em um dos joelhos. O papa reduziu sua participação na celebração de missas longas e tem usado um veículo semelhante a uma carruagem para se movimentar durante eventos públicos.

As informações são da CNN com Associated Press.