Mídia discute seu papel na prevenção do uso de drogas

21/06/2002 - 20h26

Brasília, 21 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Radiobrás, Carlos Zarur, foi o mediador da mesa-redonda "O Papel da Mídia na Prevenção do Uso Indevido de Drogas", realizado no auditório do anexo do Palácio do Planalto e que fez parte da IV Semana Nacional Antidrogas promovida pela Secretaria Nacional Antidrogas, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Durante mais de quatro horas, Zarur intermediou a participação de representantes de meios de comunicação que fizeram uma explanação inicial de seus pontos de vista sobre o assunto e ainda apontaram estratégias para utilização mais eficaz da mídia na prevenção e combate ao consumo de drogas. Os componentes da mesa, no segundo momento do evento, responderam a uma série de perguntas de estudantes secundaristas que lotaram o local.

Participaram das atividades a coordenadora de projetos sociais da Rede Globo, Lacy Barca, o psiquiatra e apresentador da MTV, Jairo Bouer, o psicanalista da Universidade de São Paulo, Arthur Guerra, e os jornalistas do Correio Braziliense e TV Bandeirantes, Eumano Silva e Fábio Panunzzio. A mesa-redonda foi aberta com a participação especial do ministro-chefe do Gabinete Institucional da Presidência da República, general Alberto Cardoso e do Secretário Nacional Antidrogas, Paulo Roberto Uchôa.

Zarur, ao declarar aberto o debate, lembrou a morte do jornalista Tim Lopes, assassinado por traficantes do Rio de Janeiro quando investigava denúncias de tráfico de drogas e aliciamento de menores em uma favela carioca. Segundo ele, o crime é inadmissível, uma vez que o jornalista trabalhava para levar à sociedade informações sobre ações de bandidos. Na avaliação de Zarur, as drogas são levadas hoje pela mídia de forma cada vez mais ágil e cabe aos meios de comunicação atuar de forma a auxiliar no combate ao consumo de entorpecentes.

O presidente da Radiobrás disse que, por outro lado, não se pode obrigar uma emissora a participar, já que vivemos em um regime democrático. "Mas se não participarem elas irão perder um grande momento da sociedade brasileira, vão perder o trem do futuro", enfatizou.

Na avaliação de Zarur, o encontro foi muito interessante e dele "deverá sair uma proposta a mais para a participação da mídia no combate às drogas". Ele acrescentou que, nesse sentido, a Radiobrás participa ativamente de todas as iniciativas antidrogas, seja passando mensagens, seja na cobertura de acontecimentos que contribuem para o esclarecimento da sociedade sobre os malefícios de todos os vícios.

Segundo Zarur, "não dá para engolir" o crime, uma vez que o jornalista trabalhava para levar à sociedade informações sobre ações ilegais de bandidos. Na avaliação de Zarur, as drogas são levadas hoje pela mídia de forma cada vez mais ágil e cabe aos meios de comunicação atuar de forma a auxiliar no combate ao consumo de entorpecentes.