Funai faz primeiro curso de capacitação para lideranças indígenas

21/06/2002 - 20h25

Brasília, 21 (Agência Brasil - ABr) - Pela primeira vez em seus 34 anos de existência, a Funai promove um curso para capacitar lideranças e organizações indígenas. O Curso de Capacitação para Lideranças e Organizações Indígenas reunirá entre os dias 24 e 28 deste mês, das 8 às 18h, no Hotel Vale Verde, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, cem lideranças e representantes sul-mato-grossenses das etnias Guarani Kaiowá, Guarani Nhandeva, Kadiweu, Terena, Ofaye, Kinikinawa e Guató. O secretário de Estado de Direitos Humanos, do Ministério da Justiça, Paulo Sérgio Pinheiro, abre a programação na próxima segunda-feira (24), às 9h30, com o tema "Os Direitos Universais da Pessoa Humana".

Durante cinco dias, 80 lideranças indígenas do interior do estado e vinte das duas aldeias urbanas de Campo Grande (Marçal de Souza e Água Bonita) terão aulas-palestra e oficinas práticas sobre proteção e fiscalização das terras indígenas, desenvolvimento sócio-econômico, política indigenista, ética e identidade, direitos humanos e elaboração de projetos indígenas.

O coordenador de Defesa dos Direitos Indígenas da Funai, Marcos Terena, destacou a presença de lideranças indígenas como palestrantes do curso. "Os palestrantes indígenas vêm comprovar que estamos avançando para fortalecer o movimento de defesa dos direitos indígenas", afirmou Terena, responsável pela iniciativa. Entre os palestrantes indígenas estão: Francisca Novantino, a Chiquinha Paresi, primeira índia a ser nomeada para o Conselho Nacional de Educação em maio passado, Daniel Munduruku, antropólogo e escritor, Lúcia Belfort, advogada Kaingang da Comissão Indígena da Propriedade Intelectual –CIPI, Jorge da Silva, sociólogo Terena e assessor da Fundação de Política Indigenista do Amazonas e Joênia Batista, advogada indígena Wapixana, de Roraima e Daniel Cabixi, escritor Paresi.

O encerramento do curso contará com a presença do Presidente de Funai, Otacílio Antunes dos Reis Filho, para a entrega dos certificados.