Polícia Federal auxilia nas investigações do assassinato de Tim Lopes

10/06/2002 - 22h14

São Paulo, 10 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior, disse em São Paulo que a Polícia Federal deslocou dois helicópteros e um comando de operações táticas para o Rio de Janeiro, com objetivo de auxiliar nas investigações do assassinato do jornalista Tim Lopes. Na ocasião, o ministro disse que não se pode permitir um " Estado paralelo ", referindo-se ao fato de o jornalista ter sido preso, julgado e executado por traficantes.

O ministro visitou hoje o bairro Jardim Ângela, na zona sul da cidade, local onde são desenvolvidas várias atividades de entidades não governamentais no combate à violência e à criminalidade. Segundo Miguel Reale, o encontro serviu para avaliar experiências e resultados dos projetos na região, que abriga 260 mil moradores. A visita representa o inínio das ações do Observatório Nacional de Segurança Pública, criado semana passada. A partir dos avanços conquistados na região, a experiência será repassada para os outros Estados no país.

Um dos projetos visitados por Reale e pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Alberto Cardoso, foi realizado nas creches mantidas pela Paróquia Santos Martíres, com a criação de espaço cultural para adolescentes, programas de alfabetização, cursos de requalificação profissional e atendimento às vítimas de violência doméstica. O ministro também conheceu a Base Comunitária da Polícia Militar.

Nas ações contra o crime organizado, além da atuação da polícia, será priorizado o combate à lavagem de dinheiro, cuja operação permite aos criminosos agirem a longo prazo e criarem "uma fachada legal", informou Alberto Cardoso. Em 1998, o governo federal definiu as ações do crime organizado e suas penalidades. Na ocasião foi criado o Conselho de Controle das Atividades Financeiras que, em parceria com o Banco Central e a Receita Federal, analisa ilícitos financeiros e cambiais em pesquisa e investigação, e representa um importante instrumento no combate ao crime no que se refere a lavagem de dinheiro. O ministro da Justiça participa nesta terça-feira, em Salvador (BA), da assinatura de convênios com as secretarias da Justiça e Direitos Humanos, e de Segurança Pública do Estado.