Jobim encerra encontro de juízes em Santa Catarina

08/06/2002 - 21h26

Florianópolis, 8 (Agência Brasil - ABr) - "O sistema das urnas eletrônicas é rigorosamente seguro, como comprova o relatório da Universidade Estadual de Campinas", destacou hoje o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Nelson Jobim, em palestra de encerramento no 11º Encontro de Juízes de Santa Catarina, nesta capital. Ele disse ainda que estão sendo implantados mais alguns mecanismos de transparência do sistema, como a votação paralela e a impressão do voto.

No dia das eleições, seis de outubro, serão sorteadas duas urnas eletrônicas em cada Estado e realizada uma votação aberta e simulada, com cédulas de papel, para que os resultados sejam comparados posteriormente. "Trata-se de uma espécie de auditoria, que tem como objetivo demonstrar que o sistema eletrônico é seguro, e não realiza nenhum tipo de desvio de voto", explicou o secretário de informática do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Carlos Camargo.

Outra novidade a ser adotada é o voto impresso. Segundo o ministro Jobim, o sistema será testado em cerca de 20 mil urnas de todo o país e deverá ser adotado nas eleições de 2004. Em Santa Catarina, serão usadas 600 mil urnas com impressora nas cidades de Laguna, Brusque e Balneário Camboriú. "A impressão do voto é uma forma de dar transparência e garantir que o sistema é efetivamente seguro. O eleitor passará a ser mais um fiscal no processo eleitoral", destacou o secretário de informática do TSE, Paulo Camarão.

A Justiça Eleitoral vai treinar eleitores e mesários para garantir agilidade nas eleições e evitar a formação de filas. O tempo médio a ser gasto pelo eleitor durante a votação de seis candidatos (deputado federal, deputado estadual ou distrital, dois senadores/governador e presidente) deve ficar em torno de um minuto e 20 segundos. Segundo o ministro Nelson Jobim, o resultado final das eleições poderá ser divulgado entre 6 e 10 horas após o encerramento do pleito. "Está tudo transcorrendo normalmente, e teremos uma eleição tranqüila no que diz respeito à parte do Tribunal. Não há nenhuma dificuldade", garantiu o ministro.

O TSE está concluindo o cadastramento eleitoral, que já conta com 115 milhões e 200 mil eleitores. Serão usadas 406 mil urnas eletrônicas, distribuídas em 390 mil seções em todo o país. Em Santa Catarina, serão 15 mil urnas, que começam a ser distribuídas a partir de julho. O TRE/SC também contratará 416 estagiários para auxiliar no trabalho de orientação aos eleitores, e vai estimular o uso da "cola" para evitar esquecimentos ou confusão com os números dos candidatos durante a votação, o que pode provocar filas.

Também foram discutidos durante o encontro, entre outros assuntos, o poder de polícia dos juízes eleitorais, o abuso do poder político ou econômico, o uso indevido dos meios de comunicação, a campanha de esclarecimento ao eleitor, inovações no processo de informática para as eleições 2002 e o cadastro eleitoral.