Brasil prova aos EUA que rebanhos estão libres da aftosa

22/05/2002 - 22h36

Brasília, 22 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pratini de Moraes, entregou nesta quarta-feira à Secretaria de Agricultura dos Estados Unidos um documento comprovando que os rebanhos do Brasil estão livres da febre aftosa. A iniciativa é uma resposta às restrições americanas a carne brasileira, depois dos indícios da doença em rebanhos do Rio Grande do Sul.

Pratini também mostrou insatisfação quanto à nova política agrícola dos Estados Unidos, que aumenta subsídios aos fazendeiros locais. De acordo com o ministro, essa prática fere os acordos feitos na Organização Mundial do Comércio e prejudica os preços dos produtos agrícolas no mercado internacional. "Para o Brasil é fundamental que sejam modificados os atuais regimes de comércio internacional de produtos agrícolas que estão provocando preços baixos e muitas restrições ao comercio", disse.

O governo brasileiro deve formalizar nos próximos dias queixas à Organização Mundial do Comércio sobre a nova política agrícola dos Estados Unidos e as práticas protecionistas da União Européia sobre o açúcar. Uruguai, Tailândia e Austrália também devem entrar na discussão.
Estima-se que, só este ano, o Brasil perderá mais de 2 bilhões de dólares em virtude da nova lei americana nas exportações de milho, soja e algodão.
(Brunno Melo)