Exploração de Crianças: 200 mil panfletos são distribuídos em SC

18/05/2002 - 18h23

Florianópolis, 18 (Agência Brasil - ABr) - Dez mil cartazes e duzentos mil panfletos foram distribuídos em Santa Catarina, para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem como slogan "Esquecer é permitir, lembrar é combater".

O estado apresenta índices preocupantes de violência contra menores. A maioria dos conselhos tutelares têm registros de exploração sexual infanto-juvenil e os principais violadores são o pai, padastro ou algum amigo da família. O Programa Sentinela, do governo federal, está presente em 18 municípios e outros 20 já pediram inclusão esse ano. Em 2001, o programa registrou cerca de 1.100 casos de agressão física, abuso e exploração sexual, a maioria contra crianças de 7 a 14 anos.

O Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil lançou hoje uma página na internet, com artigos, legislação, links para denúncias e outras informações,e através do projeto Meninos e Meninas, está treinando profissionais da saúde, educação, conselheiros tutelares e policiais para prestar atendimento aos menores.Santa Catarina está em 11º lugar no número de denúncias feitas à Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia), que através do 0800 99 0500 recebe denúncias de todo o país. De janeiro a março desse ano, já foram atendidas 366 denúncias em vários estados.