Livro mostra experiências agroflorestais em assentamentos

11/04/2002 - 23h07

Brasília, 11 (Agência Brasil - ABr) - Lançado nesta quinta-feira, pelo Ministério do Meio Ambiente, o livro "Sistemas Agroflorestais em Assentamentos de Reforma Agrária". A publicação relata duas experiências de implementação de sistemas agroflorestais - uma no Pontal do Paranapanema, desenvolvida pelo Subprograma de Projetos Demonstrativos (PDA), e outra no extremo-sul da Bahia, desenvolvida pela Ong Terra Viva. Segundo o secretário do PDA, Jorg Zimmermann, o Ministério desenvolve 144 projetos semelhantes na floresta amazônica e 44 na mata atlântica.

As duas experiências abordadas pelo livro estão em fase mais adiantada e têm trazido êxito aos assentados. O projeto no Pontal do Paranapanema é direcionado à recuperação de matas e ao reflorestamento da região. De acordo com o diretor técnico do projeto, Cláudio Pádua, a experiência beneficiou 450 pequenos produtores rurais e recuperou 80 alqueires de área verde com o plantio de, aproximadamente, um milhão de árvores.

O projeto no extremo-sul da Bahia é voltado para a melhoria das condições ambientais e para o aproveitamento sustentável dos recursos florestais pelos pequenos agricultores. Zimmemann informou que a experiência já representa benefícios aos produtores, mas vai gerar maior retorno econômico a partir do sétimo ano – o projeto está no quarto ano de execução.

Os recursos para a implementação dos sistemas agroflorestais são obtidos junto ao Banco do Brasil, com o patrocínio do Banco Mundial e de organizações francesas e inglesas, além do apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e da União Européia. A cerimônia de lançamento do livro ocorreu no Instituto Israel Pinheiro durante seminário de representantes do PDA, que começou termina nesta sexta-feira.