Universidade Federal da Paraíba recebe novos equipamentos

31/03/2002 - 17h37

Brasília, 31 (Agência Brasil - ABr) - A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) já está recebendo 751 novos equipamentos de última geração, avaliados em US$ 4,2 milhões, que possibilitam melhor aprendizado e atualidade nas unidades da instituição e nos seus hospitais universitários. A aquisição foi feita por meio do Programa de Modernização e Consolidação da Infra-estrutura Acadêmica das Instituições de Ensino Superior (IES) do Ministério da Educação. Em abril, está prevista a inauguração do centro de oftalmologia da universidade. "Com esses equipamentos melhora-se o ensino. Eles permitem que os cursos se atualizem e cobrem deficiências históricas", afirma João Roberto Lavieri, professor de Arquitetura e membro da comissão do programa do MEC.

O curso de Educação Física de João Pessoa recebeu bicicletas, camas elásticas, dinamômetros e balanças eletrônicas. Também foram beneficiadas as áreas de física, química, oftalmologia e Otorrinolaringologia. O Hospital Alcides Carneiro, no campus de Campina Grande, já recebeu um aparelho de cineangiografia, que deve ser instalado nos próximos dias.

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), no campus I, ganhou um tomógrafo computadorizado. No local funcionará um consultório odontológico completo, adquirido por meio desse programa do MEC. O Centro de Ciências da Saúde também recebeu dois consultórios odontológicos e 18 consultórios básicos. O Ministério da Educação destinou ao centro cirúrgico do HULW dois videolaparocópios, os primeiros equipamentos desse tipo a serem instalados no local. O Hospital Veterinário, que fica no campus de Patos, também já recebeu e instalou um endoscópio para exames em grandes animais.

O Programa de Modernização e Consolidação da Infra-estrutura Acadêmica das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) foi criado em 1996. Cada instituição pôde listar as áreas deficitárias mediante a apresentação de um programa de melhoria. Só no ano passado, foram investidos US$ 130 milhões na aquisição de 23 mil equipamentos para todas as Ifes e hospitais universitários a ela ligados. Todo o processo tem que ser aprovado pela Presidência da República e submetido ao Senado.