Zoellick abre exposição sobre ataques terroristas nos EUA

11/03/2002 - 22h41

Brasília, 11 (Agência Brasil - ABr) - O representante de Comércio do Governo americano, Robert Zoellick, abriu, na noite de hoje, na Casa Thomas Jefferson, em Brasília, a exposição "Jamais Esquecemos". A mostra de fotos marca os seis meses dos ataques terroristas contra o World Trade Center, em Nova York, ao Pentágono (Washington), e contra um avião que caiu no estado norte-americano da Pensilvânia. A mostra está dividida em três movimentos distintos, que repercutem os ataques: o primeiro é o "Ataque à Civilização", que traz fotos dos instantes seguintes aos atentados, em seguida, "Resposta da América" com o impacto da notícia em cidades americanas e, por último, "Um Mundo Solidário", com fotografias de manifestações de solidariedade em diversos países do mundo.

Também faz parte da exposição uma série de reproduções de primeiras páginas de jornais de todo o mundo, no dia seguinte à tragédia, como The Daily Telegraph, Le Monde, The New York Times, Al-Ahram Nort America Edition e O Globo. Em seu discurso Zoellick se referiu as manifestações de solidariedade do povo brasileiro com a tragédia sofrida pelos Estados Unidos e ressaltou agradecido o fato do Brasil ter sido o primeiro país a invocar o Tratado do Rio, que tem em seu texto a claúsula de que qualquer ataque sofrido por um país americano será considerado como um ato a todos os outros países do continente.

Zoellick afirmou que a luta contra o terrorismo é uma luta de todos que vai continuar ainda por muito tempo, "um trabalho de rastreamento e de inteligência", porque as raízes deste mal, como o Al-Qaeda, estão esparramadas em muitos países do mundo. Ele acrescentou que o Brasil tem um papel importante a ser realizado neste sentido, pela própria vocação do país de "unir povos para lutar contra idéias de intolerância".

O representante do governo norte-americano se referiu ainda a um trabalho de colagem de algumas crianças, alunas da Escola Classe nº 8 da Ceilândia, que reproduz a bandeira dos Estados Unidos, confeccionada com recortes de pássaros e estrelas de papel, nas quais estão inscritas dezenas de palavras como paz, amizade, fraternidade, união, compreensão, tolerância e tantas outras correlatas. Para ele, trabalhos como esse trazem os fundamentos de um mundo melhor.

Como membro do gabinete do presidente Bush, com o status de embaixador, Zoellick é o principal assessor do governo norte-americano para políticas comerciais e também o negociador-chefe para estas questões. Durante seu discurso ele reafirmou a importância histórica das relações comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos afirmando acreditar que "o crescimento econômico do Brasil colocará o país em local de destaque no mundo globalizado".

A iniciativa da mostra, que está sendo realizada simultaneamente em oito grandes cidades do país, é patrocinada pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, ficará aberta ao público, em Brasília, de segunda à sexta-feira, até o dia 22 de março, das 10 às 19h.