Graça Lima alerta para o efeito dominó do protecionismo americano

06/03/2002 - 0h28

Rio de Janeiro, 5 (Agência Brasil - ABr) - O aumento do protecionismo sobre as importações de aço dos Estados Unidos pode desencadear um "efeito dominó" sobre o comércio siderúrgico mundial, alertou o embaixador José Alfredo Graça Lima, sub-secretário de Assuntos de Integração, Econômicos e Comércio Exterior do Ministério das Relações Exteriores.

Graça Lima teme que as medidas de salvaguardas a serem anunciadas pelo governo dos EUA sejam seguidas por atitudes protecionistas da União Européia. Neste caso, disse o embaixador, o Brasil seria duplamente afetado. Primeiro, pelo fechamento de um outro mercado importante. E depois, pelo desvio no fluxo de comércio de aço que o fechamento do mercado europeu causaria.

Segundo Graça Lima, os Estados Unidos não poderão adotar salvaguardas diferenciadas por países, mas sim por produtos. Se houver diferenciação por países, o governo americano estaria infringindo uma regra estabelecida em 1947 pelo Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (General Agreement on Tariffs and Trade, o GATT). O embaixador participou de seminário sobre exportações no BNDES.