Exército divulga nota esclarecendo incidente na fronteira

05/03/2002 - 23h48

Brasília, 5 (Agência Brasil - ABr) - O Centro de Comunicação Social do Exército divulgou a seguinte nota à imprensa: "A propósito das controvérsias que vêm sendo divulgadas sobre o incidente ocorrido ao anoitecer do dia 26 de fevereiro de 2002, na fronteira do Brasil com a Colômbia, na região de Vila Bittencourt, Estado do Amazonas, envolvendo militares do Exército Brasileiro e elementos não identificados, o Centro de Comunicação Social do Exército informa o que se segue.

1. Uma embarcação civil com cinco ocupantes, provenientes do Rio Apapóris, tentou furtar-se à fiscalização rotineira de um posto de bloqueio e controle fluvial, em águas territoriais brasileiras, operado por militares do 3º Pelotão Especial de Fronteira, sediado em Vila Bittencourt, tropa subordinada ao Comando de Froneira do Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva.

2. Tentando evadir-se à fiscalização, seus ocupantes atiraram contra a tropa, que, cumprindo regras de engajamento em combte, perfeitamente definidas pela Força, revidou, efetuando disparos com seu armamento orgânico. Como resultado do confronto, a embarcação civil submergiu. Os agressores não foram encontrados e continuam sendo procurados.

3. O referido fato não tem qualquer relacionamento com o acidente ocorrido na mesma data, porém em horário diferente, quando uma patrulha fluvial, integrante da mesma organização militar, em missão de rotina, virou em uma corredeira de outro rio da sua área de atuação. Um sargento integrante da patrulha, embora equipado com todo o material de salvamento previsto, desapareceu nas águas turbulentas do rio e, apesar das buscas incessantes, até a presente data seu corpo não foi encontrado.

4. O Comandante Militar da Amazônia determinou ao Comandante da 16º Brigada de Infantaria de Selva a instauração de Inquéritos Policias Militares para apurar as circunstâncias em que se deram os fatos acima relatados.