Economia de energia no Nordeste equivale a consumo do Ceará

28/02/2002 - 20h57

Recife, 28 (Agência Brasil - ABr) - O Nordeste economizou 15,5% de energia elétrica durante os nove meses de racionamento determinado pela Câmara de Gestão da Crise Energética. O percentual equivale ao consumo de um estado do tamanho do Ceará, segundo o diretor de operação da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Paulo de Tarso.

O racionamento foi suspenso nesta quinta-feira, depois que os reservatórios da região recuperaram 55% da capacidade. A expectativa é de que esse índice seja ampliado para 70% até abril, em função do período chuvoso. A perspectiva é de que não haja novo racionamento no Nordeste, pelo menos até o fim do ano, já que as medidas tomadas pelo governo federal garantem a ampliação da oferta de energia nas usinas térmicas, segundo Paulo de Tarso.

Quanto às iniciativas que a Chesf está adotando para aumentar as fontes de fornecimento de energia, Paulo de Tarso citou a construção da linha de transmissão Presidente Dutra, que vai do Maranhão ao Piauí, e a modernização das usinas térmicas de Camaçari, na Bahia, e do Bongi, em Pernambuco.