FHC defende a Alca desde que haja acesso aos mercados

22/02/2002 - 16h31

Estocolmo(Suécia), 22 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Fernando Henrique Cardoso disse, hoje, ao discursar para um grupo de empresários e formadores de opinião suecos, que o Brasil tem,sim, intenção de negociar a Área Livre de Comércio das Américas - Alca, mas desde que haja uma negociação de mão dupla. "Desde que haja acesso aos mercados e não apenas discutindo a questão das tarifas, mas as barreiras não-tarifárias".
Segundo Fernando Henrique, o Brasil tem uma indústria competitiva em muitos outros setores: têxteis, calçados, aço e aviões, que poderão avançar na Alca. "Quanto à agricultura, que é o calo do calçado europeu, ou nosso, a verdade é que temos de discutir com realismo. Eles não vão mudar do dia para a noite, mas não podem continuar como estão. Não dá mais para manter o mundo tão fechado na agricultura, sobretudo, como eu disse aqui, nos terceiros mercados. Eles subsidiam aqui para competir conosco nos terceiros, isso é inaceitável", concluiu.
O presidente Fernando Henrique Cardoso, antes do encontro com o primeiro ministro do Canadá, Jean Chrétien, disse que ainda não é o momento de se envolver na campanha presidencial. Fernando Henrique afirmou que o seu candidato é do PSDB, mas que ainda está na expectativa de alianças. "Vou ver as questões se desenvolverem. Se se desenvolverem a contento, vou me envolver para dizer o que acho que é melhor para o país. Não é no sentido de estar no palanque. A minha opinião como líder político ou presidente da República vai ser sentida com força a favor do meu candidato", concluiu o presidente Fernando Henrique.
Durante o encontro com o primeiro-ministro canadanse, Jean Chrétien, o presidente Fernando Henrique Cardoso, expôs que é preciso que o Grupo dos Sete (G-7) entenda a necessidade do apoio à Argentina. Segundo ele, é importante começar a reconstruir um poder do G-7 em relação à situação financeira da Argentina.