Acordo agropecuário com o Chile reduzirá tarifas de importação

19/03/2002 - 23h42

Florianópolis, 19 (Agência Brasil - ABr) - A tendência de crescimento de até 25% no comércio entre Brasil e Chile deverá favorecer o Estado de Santa Catarina, maior produtor de carnes de porco e frango do país. O presidente Fernando Henrique assina nesta quarta-feira o acordo agropecuário que prevê a redução de tarifas de importação no comércio bilateral de produtos agrícolas, automotivos e químicos.

Para o governador Esperidião Amin, que retornou ao Estado após integrar a comitiva presidencial, a viagem ao Chile foi positiva. O acordo entre os dois países facilitará as exportações das carnes suína e de frango. A situação sanitária do Estado é um dos pontos favoráveis à abertura das negociações. Amin frisou que Santa Catarina é livre de febre aftosa sem vacinação, e isso aumenta a qualidade dos produtos junto ao mercado externo.

O governador reuniu-se com o presidente chileno, Ricardo Lagos, e explicou que outras áreas poderão se beneficiar dos acordos, como a de pesquisa florestal, comercialização de ônibus e intercâmbio de tecnologia.