MEC participa de feira de livros infantis na Itália

31/03/2002 - 18h06

Brasília, 31 (Agência Brasil - ABr) - De 10 a 13 de abril, professores, editoras, governos, órgãos públicos e escritores de todo o mundo vão conhecer parte significativa das obras literárias brasileiras compostas de poesias, contos, romances e peças teatrais, que são utilizadas por alunos das escolas públicas do ensino fundamental. Elas estarão expostas na 39ª Feira de Livros Infantis de Bolonha, na Itália.

O Brasil vai participar com um estande do Ministério da Educação e da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Nessa área, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai exibir os acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e aproximadamente 20 obras de literatura indígena.

A Feira de Bolonha privilegia aspectos educativos e culturais do mercado editorial, sem menosprezar os comerciais, já que é também uma feira de negócios. Dessa forma, o evento permite que profissionais idealistas de diversas partes do mundo se unam em idéias para produzir livros de qualidade para crianças e jovens. A multimídia é um elemento que vem aumentando na feira.

A cada ano, cerca de 1,4 mil expositores internacionais oferecem uma gama de publicações infantis na feira que já acontece há 28 anos. Em 2001, foram 1.449 expositores de 75 países. No evento, o FNDE pretende conhecer as ações voltadas para o incentivo à leitura e adquirir experiência com programas similares ao PNBE.