Ibama lança 2ª edição do Catálogo de Árvores do Brasil

04/04/2002 - 18h58

Brasília, 4 (Agência Brasil - ABr) - O Laboratório de Produtos Florestais (LPF), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), acaba de lançar a 2ª edição do Catálogo de Árvores do Brasil, que contém a relação dos nomes populares e científicos de mais de quatro mil espécies. Junto com o livro também foi lançado um CD-Rom, disponível em português e inglês.

O pesquisador do Setor de Anatomia e Morfologia do LPF, José Arlete Camargos, que coordenou o trabalho, disse que o catálogo terá importância para pesquisas científicas e para padronizar o comércio da madeira, além de outros produtos com origem nas árvores. A obra também é a única a classificar um número tão grande de árvores em nativas, exóticas ou reflorestadas; produtoras de madeira, frutíferas ou ornamentais; e revela quais são as principais áreas de ocorrência no território brasileiro.

"No livro, pode-se procurar o nome popular de uma árvore e saber qual é o científico. Com essa relação, o leitor saberá exatamente que madeira ele quer. Há casos, como o da canela, que um mesmo nome popular se refere a mais de 175 variações da espécie. E há outros em que uma espécie, como o jatobá, recebe mais de 70 nomes populares", explicou Camargos.

O pesquisador também espera que, com o catálogo, outras espécies de árvores produtoras de madeira sejam conhecidas, dando mais opções de escolha aos compradores e reduzindo a procura excessiva de madeiras já bastante comercializadas, como o mogno.

A 1ª edição do livro foi lançada em 1996 e esgotou rapidamente. Agora, a editora do Ibama publicou três mil obras revisadas da 2ª edição, que custará R$ 75,00, e lançou o CD-Rom ao preço de R$ 50,00.

Os interessados em comprar os catálogos podem fazer os pedidos pelo telefone
(0XX) 61-316-1065 ou pelo e-mail: editora@ibama.gov.br. Para obter mais informações técnicas, o telefone do coordenador é 316-1506 e o e-mail: camargos@ibama.gov.br.