Garotinho é contestado por Costa Leite, provável candidato a vice

05/04/2002 - 21h32

Rio, 05 (Agência Brasil - ABr) - O ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Costa Leite (PSB-DF), provável candidato à vice-presidência da República, apresentou hoje sua primeira discordância pública em relação ao que pensa seu provável companheiro de chapa, Anthony Garotinho (PSB-RJ).

Ao contrário do que afirmou o ex-governador do Rio, que renunciou nesta sexta-feira, Costa Leite considera que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nelson Jobim, tem a imparcialidade necessária para presidir as eleições deste ano. "Fui do TSE, sou amigo pessoal do ministro Nelson Jobim e acho que ele vai ter isenção pois, mesmo sendo amigo do presidente (Fernando Henrique Cardoso), ele é, acima de tudo, um juiz", afirmou Costa Leite. "Eu confio nele", completou.

Na quinta-feira, Garotinho disse que proporá aos partidos de oposição a elaboração de um pedido conjunto de declaração de suspeição de Jobim para presidir as eleições. O presidente do TSE foi ministro da Justiça no primeiro governo de Fernando Henrique e dividiu um apartamento em Brasília com o senador José Serra (PSDB-SP), pré-candidato à Presidência.

"Antes, porém, faria um apelo à consciência dele, para que reconhecesse os fatos e se desse por impedido", declarou o governador. "Seria mais bonito para a democracia", concluiu. Costa Leite afirmou que Garotinho manifestou sua opinião, mas que, seguramente, isso será discutido pelo partido. "Vai ser uma decisão partidária", disse o provável vice de Garotinho.