Polícia Federal apreende 449,2 kg de cocaína em Campo Grande

19/04/2002 - 17h59

Campo Grande, 19 (Agência Brasil - ABr) - A Superintendência Regional do Departamento da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, em mais uma operação de combate ao narcotráfico, apreendeu um total de 449,2 kg de cocaína com alto grau de pureza, e prendeu em flagrante três pessoas, Iran Tabô Faria, Romilton Queiroz Hosi, Osvaldo Altino Juliano Filho.

Esta é a maior apreensão de cocaína este ano no país e a segunda maior apreensão no estado, perdendo apenas para o ano de 1995, quando foram apreendidas 661 kg da droga. Conceição Tabô Faria, que pilotava a aeronave na qual a droga foi encontrada, é pai de Iran Tabo Faria. As equipes de agentes federais lotados em Rio Verde, que há vários dias realizavam investigações, ontem efetuaram a prisão em flagrante de Iran Faria quando transportava aproximadamente 500 quilos da droga na aeronave Cessna, prefixo PT-WTJ. A apreensão ocorreu no aeródromo daquele município, a 200 quilômetros de Campo Grande.

O avião, após aterrisar, foi vistoriado pelos agentes federais que constataram no seu interior 404 pacotes, atados com fita adesiva, alguns com a inscrição em espanhol "NADA LES PASA". O piloto do avião que transportava a cocaína mora em Campo Grande. Durante depoimentos na superintendência regional da PF, em Campo Grande, Iran Tabô Faria disse que a droga foi embarcada na fronteira com a Bolívia, próxima a Cacoal/RO, sendo de propriedade de Romilton Queiroz Hosi, residente no estado de São Paulo.

Em novas diligências naquele estado, na região de São Carlos, por volta das 17h de quinta-feira, no pedágio da rodovia Washigton Luiz foram presos Romilton Queiroz Hosi, natural de Três Lagoaso, e Oswaldo Altino Juliano Filho, os dois últimos presos são foragidos da Justiça de São Paulo, por tráfico de entorpecentes, os quais no momento da prisão apresentaram documentos falsos. Romilton Queiróroz Hossi, já vinha sendo investigado pela Polícia Federal desde o ano passado, quando outra aeronave com cocaína caiu numa fazenda da família Fittipaldi, no estado de São Paulo.

Além da grande quantidade de cocaína os policiais federais apreenderam uma aeronave Cessna modelo 210 L, PT-WTP, um GPS; dois aparelhos celulares; e um automóvel Renault, Scenic, placas ERM-1957/São Paulo/SP. Segundo o delegado federal substituto da superintendência em Campo Grande, Luiz Adalberto Philippsen, outras operações vão ser desencadeadas pela Polícia Federal com a intenção de inibir o tráfego de drogas no Estado, principalente na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia.