Ministra da Integração abre oficina sobre mesorregiões

23/04/2002 - 22h43

Brasília, 23 (Agência Brasil - ABr) - A ministra da Integração Nacional, Mary Dayse Kinzo, disse hoje, na abertura da Oficina de Trabalho sobre Panorama das Mesorregiões Diferenciadas, que a nova política nacional de integração e desenvolvimento regional terá que refletir as ações conjuntas dos governos federal, estadual e municipal e da sociedade organizada dentro das 18 mesorregiões existentes no Brasil.

"O importante é observar que este nosso Ministério é o Ministério da Integração Nacional e do Desenvolvimento Sustentável e que as mesorregiões são o reflexo concreto das políticas nacionais de integração e desenvolvimento regional sustentável", afirmou a ministra, que considerou necessário o investimento na formação de capital social, no associativismo e no cooperativismo para criação e um novo modelo de gestão para promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros.

As mesorregiões são espaços territoriais desprovidos de dinamismo econômico. Correspondem a áreas com identidade própria que se localizam dentro de apenas uma unidade da federação ou em mais de uma. Às vezes se encontram em área de fronteira com outros países.

A socióloga da Fundação Getúlio Vargas, Aspásia Camargo, disse que o programa das mesorregiões já se constitui numa espécie de bíblia destinada a reformular a tradição e a instaurar uma nova regionalização no País. "Precisamos trabalhar sobre as dimensões a serem exploradas para institucionalizar as mesorregiões", afirmou. Aspásia disse que o Ministério da Integração Nacional, que tem como missão combater as desigualdades regionais e sociais, precisa das mesorregiões institucionalizadas para cumprir essa missão.

A Oficina de Trabalho foi realizada no Instituto Israel Pinheiro, reunindo os coordenadores do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Mesorregiões Diferenciadas(Promeso), para relatar progressos e dificuldades que encontram em suas áreas para identificar as vocações econômicas e culturais da mesorregião. Cada um contou como está fazendo para identificar fatores que promovam a reunião de parceiros regionais e relataram as experiências de articulação para constituição de Fóruns, que são locais de debate sobre as questões consideradas importantes pelos parceiros que se reúnem em determinada mesorregião para promover o desenvolvimento.