Lançado em Marabá projeto para combater violência no campo

25/04/2002 - 22h22

Brasília, 25 (Agência Brasil - ABr) - Um termo de cooperação técnica assinado em Marabá (PA) pelos ministros do Desenvolvimento Agrário, José Abrão; e da Justiça, Miguel Reale Júnior; vai promover o combate à impunidade no campo e estimular o desenvolvimento sustentável no Sul do Pará. O governador do Estado, Almir Gabriel, participou do lançamento do projeto, com o compromisso de realizar parcerias a serem estendidas aos municípios da região.

Uma das prioridades do Ministério do Desenvolvimento Agrário é retomar o processo de discriminação de terras públicas federais, com regularização fundiária e destinação das áreas arrecadadas para fins de assentamento de trabalhadores rurais. O governo quer também transferir trabalhadores rurais de terras indígenas para projetos de assentamento e adotar medidas para impedir a retirada irregular de madeira das terras da União. Os recursos a serem aplicados este ano em instalação, infra-estrutura e demarcação da região somam R$ 69
milhões, 25% a mais que no ano passado, quando o valor foi de R$ 55 milhões.

Em 1996, uma semana depois do massacre de Eldorado de Carajás, foi criado o Ministério Extraordinário da Reforma Agrária, hoje Ministério do Desenvolvimento Agrário, e a unidade técnica do Incra em Marabá foi transformada em Superintendência Regional. O Pará concentra a maior fatia de orçamento do Incra, correspondendo a mais de 11% do total de recursos. Estão assentadas, na região Sul do Estado, mais de 45 mil famílias de trabalhadores rurais. A violência no campo não se restringe ao Norte do país. Em São Paulo os conflitos na área do Pontal do Paranapanema têm levado intregantes do MST, grileiros, posseiros e fazendeiros a se armarem.

Hoje, o líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, José Rainha Júnior foi detido no município de Euclides da Cunha, região do Pontal do Paranapanema, por porte ilegal de arma. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança de São Paulo, Rainha carregava uma escopeta calibre 12, de uso exclusivo das Forças Armadas, em seu carro, quando foi detido por uma blitz conjunta das Polícias Civil e Militar, na via de acesso à Rodovia Arlindo Betio, que liga Teodoro Sampaio a Rosana .O crime de porte de arma sem licença é inafiançável.