Política mineral é tema de debates até sábado

02/05/2002 - 21h21

Brasília, 2 (Agência Brasil - ABr) - O Conselho Federal de Arquitetura e Agronomia (Confea) e a Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) promovem até o próximo sábado (4), em seu auditório em Brasília, o Fórum Nacional de Política de Geologia, Recursos Minerais e Meio Ambiente. O objetivo é analisar a situação atual das políticas públicas do setor e discutir novas alternativas. A informação é do presidente da Febrageo, João César de Freitas Pinheiro.

A proposta é captar informações sobre o setor e repassá-las para os candidatos a presidência da república. Segundo Pinheiro, a partir dos dados fornecidos, os candidatos poderão formular metas para o setor. "Nós queremos mudar o enfoque da política mineral brasileira, que é precária", disse.

Serão discutidos temas relacionados à mineração, ao petróleo, aos recursos hídricos subterrâneos, à gestão territorial e ao zoneamento ecológico econômico. O fórum debaterá ainda a transformação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em uma agência nacional.

Para o presidente da Febrageo, "a mudança não irá acrescentar nada para o setor de mineração, pois o importante é mudar a política pública interna, ou seja, redirecionar os interesses para as pequenas e médias empresas mineradoras ao invés de apoiar somente as multinacionais". O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas no endereço: eventos@confea.com.br ou pelo telefone (61) 348-3768.