Proler completa dez anos

13/05/2002 - 14h32

Rio de Janeiro, 13 (Agência Brasil - ABr) - O Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) completou 10 anos hoje. Segundo o ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, há hoje no país uma consciência de que a leitura é o instrumento mais importante no processo educacional.

Ao participar, no Rio de Janeiro, de solenidade em comemoração à data, o ministro ressaltou que o estímulo à leitura desenvolve a capacidade de raciocínio e de compreensão do ser humano, quesitos fundamentais para a democracia no país.

"É um programa que coroa tudo o que fizemos em educação, como a ampliação do atendimento, difusão de parâmetros curriculares nacionais, melhoria na qualidade do livro didático, colocação do livro didático nas oito séries do ensino fundamental desde o início do ano letivo", afirmou o ministro.

O Proler tem 76 comitês espalhados pelo país e, só no ano passado, mais de 1 milhão de alunos tiveram acesso à literatura infantil em todo o país. Os 10 anos do Programa serão lembrados também com uma exposição na Biblioteca Nacional sobre a história do Proler, de hoje (13) até 14 de junho, e com rodas de bate-papo com escritores, todas as quartas-feiras deste mês, na Casa da Leitura, sede do programa, na rua Pereira da Silva, 86, em Laranjeiras.