Homenagem a Almirante Negro encerra semana afro

16/05/2002 - 20h26

Rio de Janeiro, 16 (Agência Brasil - ABr) - As comemorações da "Semana de memória popular afro-brasileira" terminam nesta sexta-feira, no Museu da Imagem e do Som, no Rio, com uma homenagem ao "Almirante Negro" João Cândido, que em 1910 liderou a Revolta das Chibatas.

Uma embarcação sairá da Praça XV às 10h, para um passeio de uma hora e meia pela Baía de Guanabara, com uma programação preparada para celebrar a memória do almirante. Após o café da manhã, servido na estação das barcas, ao toque de atabaques, os passageiros receberão um folheto com a biografia de Cândido e sua participação na Revolta da Chibata - história contada de forma alegórica na música "Mestre-sala dos mares", de João Bosco e Aldir Blanc.

O compositor carioca está entre as personalidades que já confirmaram presença na homenagem, assim como o pesquisador Haroldo Costa, a atriz Zezé Motta e os sambistas Monarco e Walter Alfaiate. A programação de encerramento da "Semana de memória popular afro-brasileira" continua na sede do Museu da Imagem e do Som, na Praça XV (Praça Rui Barbosa nº 1), com apresentações de canto afro e degustação de pratos típicos da culinária baiana. A entrada é franca.